Lumina

 

    Caixa comutadora de combustível

 

A caixa comutadora de combustível modelo LUMINA da VERPTRO é um produto com um conceito diferenciado, pois além das funções inerentes a uma caixa comutadora, ela possui também a possibilidade de indicar o tipo de combustível líquido presente no tanque de combustível (desde que esteja instalado o emulador de sonda lambda MASTER COMPACT II ). O produto é composto por dois módulos: Principal e Mostrador.

O Módulo Principal é preferencialmente instalado no compartimento do motor e tem várias funções tais como: controle de abertura do gás, leitura da pressão do gás, comutação de combustível e etc.

O Módulo Mostrador com suas reduzidas dimensões oferece várias possibilidades quanto ao local de sua fixação no painel do veículo.  A função deste módulo é a de indicação da pressão do gás, do modo de funcionamento do motor e do aprendizado da RPM de transferência.

Outra característica importante deste produto é a sua facilidade de instalação, pois a comunicação entre o Módulo Principal e o Módulo Mostrador é feita por um único cabinho de bitola reduzida.

 

 

Manual de uso

Aplicação

 

   Este produto pode ser instalado na maioria dos veículos com sistema de injeção eletrônica.

 

 

Composição

 

O produto é composto de um módulo eletrônico principal, um chicote principal, um módulo eletrônico mostrador, um cabo de interligação e um manômetro.       

 

Vista frontal do produto

 

 

Chicote do produto

 

 

 

 

 

 

Vista frontal do módulo mostrador

 

                                          

Os leds amostrados neste desenho são apenas para referência pois os mesmos só ficam visíveis

quando o produto está ligado.

 

 

  • Sob o desenho do cilindro de GNV estão os 5 LEDs indicadores de pressão.
    • Quatro LEDS de cor AZUL e um LED de cor vermelha (indicador de reserva).
  • Sob o desenho da bomba de combustível estão os dois LEDS indicadores de combustível líquido.
    • Um LED de cor amarela (representando gasolina) e outro LED de cor verde (representando álcool)
  • O círculo entre os dois desenhos representa o botão de seleção de modo de funcionamento.

   

 

 

Chicote de interligação

 

Este chicote interliga o módulo eletrônico principal ao módulo mostrador.

  • Possui conectores idênticos em suas extremidades e os mesmos estão marcados com uma tinta branca em um dos seus lados.
  • Estas marcações servem para ajudar na conexão ao módulo mostrador. A inversão não danifica nem o módulo principal e nem o módulo mostrador.  A inversão apenas faz com que os LEDS acendam ou pisquem de forma desordenada.

 

 

 

Posicionamento do módulo eletrônico e suas partes

  • Devem ser instalados longe de partes móveis e/ou quentes do motor tais como bloco do motor, escapamento, direção do ar do ventilador do radiador, etc.
  • Devem ser instalados longe da bobina de ignição e cabos de velas
  • O módulo eletrônico deve ser fixado com a sua tampa voltada para baixo e em local que evite a entrada d’água no produto.
  • Após o ajuste e/ou calibração do produto, o guarda pó do chicote deve ser colocado nas abas da tampa do módulo. Colocar uma abraçadeira plástica (não inclusa) para evitar a soltura do guarda pó.
  • O módulo eletrônico mostrador deve ser fixado sob o painel de instrumentos do veículo ou em local de fácil acesso e visualização do condutor.
  • O cabo de interligação deve ser transpassado do compartimento do motor para próximo do módulo mostrador. As recomendações de cuidados com o cabo de interligação são as mesmas do cabo principal.

 

  

Instalação

 

 

 

( ATENÇÃO : O fio preto do manômetro deve ser aterrado no mesmo local do fio preto do chicote. )

 

 

Modo de uso

 

  • Utilizando somente o combustível líquido:
    • Ligue o motor do veículo e pressione o botão no Módulo Mostrador de forma que os LEDS indicadores de pressão do gás se apaguem.
    • Somente os LEDS indicadores de combustível líquido acendem (* ver observação no final do manual)
    • Neste modo de operação o motor funcionará somente no combustível líquido.

 

 

  • Modo de transferência automática para o GNV
    • Ligue o motor do veículo e pressione o botão no Módulo Mostrador de forma que tanto os LEDS indicadores de pressão do GNV como o(s) LED(s) indicador(es) do combustível líquido acendam.
    • Aumente a RPM até que ocorra a transferência para o GNV quando então os LEDS de líquido se apagam.

 

 

  • Partida de emergência no GNV
    • Com a ignição desligada pressione e mantenha pressionado o botão no Módulo Mostrador.
    • Ligue a ignição (sem dar partida no motor) e aguarde a indicação de pressão de GNV acender.
    • Solte o botão e dê partida no motor.

 

 

 

Programando a RPM de transferência

 

  • Coloque o JUMPER no local que é indicado no desenho de instalação a seguir.
  • Ligue o motor e deixe-o funcionando no combustível líquido.
  • Acelere o motor até atingir a RPM que se deseja programar.
  • Pressione o botão no Módulo Mostrador até que os dois LEDS AZUIS centrais acendam. (soltar o botão e manter a RPM)
  • Quando os dois LEDS AZUIS externos começarem a piscar é porque a RPM já foi programada.

 

 

 

Indicação do tipo de combustível líquido

 

                Quando o emulador de sonda MASTER COMPACT II ou o emulador GALAXY ou o gerenciador de fluxo CFG-MASTER estiver instalado no veículo, é possível interliga-lo com a LUMINA para que este indique o tipo de combustível líquido detectado pelo emulador de sonda ou pelo gerenciador citados anteriormente.

               

         O processo abaixo cita apenas a MASTER COMPACT II mas o mesmo procedimento se aplica ao emulador de sonda GALAXY e ao Gerenciador de Fluxo CFG-MASTER.

 

  • Interligação com a Master Compact II

    • Ligue os cabinhos de cor Amarela/Vermelha e Branco/Vermelho da MASTER COMPACT II nos cabinhos de mesma cor do chicote do Módulo Principal.

 .

 

 

  •  Deixando a MASTER COMPACT II identificar o combustível líquido

    • Ligue o motor do veículo no combustível líquido.
      • Se algum LED indicador de pressão estiver aceso então pressione o botão do Módulo Mostrador para que eles se apaguem.
    • Somente os LEDS de cor VERDE e o de cor AMARELA (sob o desenho da bomba de combustível) devem estar acesos.
    • Quando a MASTER COMPACT II entrar no seu processo de detecção do tipo de combustível líquido então os LEDS VERDE e AMARELO irão piscar alternadamente.
      • Se o motor estiver acima da marcha lenta os dois LEDS voltam a acender continuamente indicando que a MASTER COMPACT II interrompeu momentaneamente a detecção do combustível líquido.
    • Quando a MASTER COMPACT II identificar o combustível líquido então somente o LED VERDE (ALCOOL) ou o LED AMARELO (GASOLINA) permanecerá aceso continuamente.
    • Ao transferir o funcionamento para o combustível líquido, o LED VERDE e/ou o LED AMARELO apagam.

 

 

Se a MASTER COMPACT II não estiver instalada então os LEDS AMARELO e VERDE sempre irão acender quando o motor estiver funcionando no combustível líquido.