Trium Master

 Conjugado 3 em 1:  Emulador de Sonda Lambda + Emulador de bicos injetores + Variador de avanço MA-HT

 

  • O TRIUM MASTER é um dispositivo eletrônico destinado ao uso em veículos 3 ou 4 cilindros flexfuel ou não, com injeção de combustível convencional, convertidos para o GNV.
  • Este produto é um conjugado 3 em 1 que inclui num só produto as funções de Emulador de Sonda Lambda, Emulador de bicos injetores e variador de avanço via sensor MAP.
  • O TRIUM MASTER possui similaridade funcional com os 3 produtos da Verptro descritos abaixo:
    • Emulador de Sonda MASTER COMPACT II
      • Duplo emulador de sonda Lambda 0 – 1V.
      • Identificação do combustível líquido.
      • Simulação do combustível líquido identificado.
      • Oferece a indicação do combustível identificado.
      • Possibilita a troca força do combustível identificado.
      • Possui até 6 simulações de sinal para o sensor de oxigênio pós-catalisador.
    • Emulador de Bicos Injetores VERSIM 4
      • Desliga o funcionamento dos bicos injetores de combustível líquido
      • Simula os 4 bicos injetores
      • Possui tempo de sobreposição de combustíveis.
      • Chicote com conectores do tipo Bosch.
    • Variador de avanço MA-HT
      • Remodela o sinal do sensor MAP do veículo de modo a fazer com que a central eletrônica do veículo altere o avanço de ignição.
    • O conector deste produto possui 20 pinos e, portanto, não é intercambiável com os produtos conjugados dentro dele.

Manual de uso conjugados 3 em 1

Aplicação

 

  • Este produto pode ser aplicado na maioria dos veículos nacionais e importados que possuem:
    • Sensor MAP (3 ou 4 fios / 0-5V)
    • 4 Bicos injetores com resistência da bobina do injetor entre 11 e 16 Ohms
    • 3 bicos injetores, idem.
    • Sensor de Oxigênio pré-catalisador 0 – 1V e com/sem sensor de Oxigênio pós-catalisador

 

 

 

 

Vista frontal do módulo do produto

 

    

  • CHAVES DE PROGRAMAÇÃO
    • CHAVES 1 à 5 – seleciona a motorização do veículo (ver tabela de aplicação)
    • CHAVE 6 – seleção do tipo de simulação sonda pôs catalisador (ver tabela de aplicação)
    • CHAVE 7 e 8 – sempre para baixo (expansão)

 

  • LED VERDE do Variador de avanço
    • Indica o estado do variador de avanço MA-HT
      • Aceso – Variador atuando / manipulando o sinal.
      • Apagado – O sinal sem alteração.
    • LED BANCO
      • Cor Amarela
      • Indica o banco de simulação do sensor pós-catalisador
      • O TRIUM possui 3 bancos de simulação do sensor pós-catalisador.
        • APAGADO è BANCO 0
        • PISCA 1 VEZ è BANCO 1
        • PISCA 2 VEZES è BANCO 2
      • Cada banco possui dois sinais de simulação do sensor pós-catalisador, esses dois sinais são selecionados através da chave 6.
      • A troca do banco é feita quando o motor está funcionando no combustível líquido e o BOTÃO DE PROGRAMAÇÃO é pressionado por mais de 2 segundos.
    • LED FLEX
      • Tem várias funções:
      • Apagado è Aguardando o motor aquecer enquanto está funcionando no combustível líquido
      • VERMELHO aceso è o produto está identificando o combustível líquido.
      • VERMELHO piscando è rotação acima da marcha lenta. Identificação pausada.
      • VERDE aceso è Identificado ÁLCOOL
      • AMARELO aceso è Identificado GASOLINA
    • BOTÃO DE PROGRAMAÇÃO
      • Este botão tem duas funções.
      • Motor funcionando no combustível líquido:
        • Cada vez que este botão é pressionado, ele muda o banco de simulação do sensor pós catalisador. (ver LED BANCO)

 

              

 

 

  • Motor funcionando no GNV:
    • Cada vez que este botão é pressionado o produto troca o tipo de combustível a ser simulado para a sonda pré catalisador.

      

 

 

 

 

 

  • LED AMARELO – SINAL SIMULADO
    • Indica o sinal da simulação do sensor pré-catalisador
      • Aceso – Está sendo simulada mistura rica
      • Apagado – Está sendo simulada mistura pobre
    • TRIMPOT DO VARIADOR DE AVANÇO
      • Ajusta o ponto de atuação do variador de avanço MA-HT.
        • Com Trimpot “apontando” para 8 horas, o variador nunca será inserido.
        • Girando o Trimpot no sentido horário o LED VERDE MAHT irá acender.
        • Quando mais se gira no sentido horário, mais agressiva é a manipulação do sinal.
        • O FIO DE COR ROSA E O FIO DE COR ROSA/PRETO DEVEM SER SEMPRE LIGADOS. NUNCA LIGUE APENAS O FIO DE COR ROSA.
      • LED VERMELHO – SONDA PRÉ CATALISADOR
        • Indica o estado da mistura (sonda pré catalisador)
          • Aceso – Mistura rica
          • Apagado – Mistura pobre
        • LED AMARELO – SINAL SIMULADO
          • Indica o estado do sinal simulado para a sonda pre-catalisador
            • Aceso – Simulando mistura rica
            • Apagado – Simulando mistura pobre
          • LED VERDE ESQUERDO – PULSANTE BICO 3 OU 4
            • Quando acende indica que a central eletrônica do veículo está mandando injetar combustível liquido em um desses bicos.
          • LED VERDE DIREITO – PULSANTE BICO 1 OU 2
            • Quando acende indica que a central eletrônica do veículo está mandando injetar combustível liquido em um desses bicos.

 

  

  • CONECTOR

 

  • Ver quadro abaixo do chicote do produto onde são indicados os pinos e as suas respectivas cores dos fios.

 

Chicote do produto

 

 

  

Posicionamento do Módulo Eletrônico e suas partes

 

       (IGUAL AO DA MASTER)

 

  

Instalação elétrica

 

        Observações iniciais

  • Identifique os fios do sinal do MAP, da sonda pré catalisador e da sonda pós catalisador.
  • Faça sempre a instalação com o motor desligado. Alguns veículos continuam com o sistema energizado por alguns minutos após o desligamento do motor.  É recomendável aguardar todo o sistema elétrico do motor ser desligado.
  • Retire o fusível de alimentação do produto durante a instalação.
  • Todas as emendas devem ser bem isoladas.

         Breve sequência de interligação dos fios do chicote do produto

  • Veja o esquema de ligação a seguir.
  • Ligue o fio de cor preta no borne negativo da bateria ou no negativo do sinal do sensor de oxigênio.
  • Ligue o fio de cor vermelha no borne positivo da bateria.
    • NUNCA ELIMINE O FUSIVEL DESTE FIO.
  • Após definir o local onde será fixado módulo eletrônico e escolher o melhor percurso da fiação conforme orientado anteriormente, interligue os conectores referente aos bicos injetores conforme indicado abaixo:

 

Conectores Bosch?

Número de cilindros

Esquema página

Observação

SIM

4

 

-

3

 

Utilizar os pares mais longos do chicote do produto

NÃO

4

 

-

3

 

Utilizar os pares mais longos do chicote do produto

 

  • Motores com conectores dos bicos injetores do tipo Bosch:
    • Para motores 4 cilindros interligue os 4 pares do chicote.
    • Para motores 3 cilindros interligue os 3 pares mais longos do chicote.
  • Motores com conectores dos bicos injetores diferentes do tipo Bosch:
    • Para motores 4 cilindros siga o esquema 5
    • Para motores 3 cilindros interligue os 3 pares mais longos do chicote.
  • Corte o fio de sinal do sensor MAP e interligue os fios de cor Rosa e Rosa/Preto.
  • Corte o fio de sinal do sensor de oxigênio pré-catalisador e interligue o fio de cor amarelo e o fio de cor verde.
  • Corte o fio de sinal do sensor de oxogênio pós-catalisador e interligue o fio de cor amarelo/vermelho e o fio de cor verde/preto.
  • Ligue o fio de cor azul ao positivo do solenoide do redutor de pressão.
  • Caso vá fazer a conexão da TRIUM MASTER com a caixa comutadora LUMINA da Verptro então interligue os fios (de 15cm) de cor amarela/vermelha e branco/vermelha aos fios dessas mesmas cores da LUMINA.
  • Recoloque o fusível do fio de cor vermelha do chicote do produto.
    • Quando isto é feito os LEDS do TRIUM acendem e logo depois apagam.

 

Diagrama principal – Esquema 1

 

 

Interligação do chicote dos bicos injetores para motores 4 cilindros com conectores tipo BOSCH – Esquema 2

 

   

 

Interligação do chicote dos bicos injetores para motores 4 cilindros conectores diferentes do Bosch – Esquema 3

 

 

 Interligação do chicote dos bicos injetores para motores 4 cilindros com conectores tipo BOSCH – Esquema 4

 

 

Interligação do chicote dos bicos injetores para motores 4 cilindros com conectores diferentes do BOSCH – Esquema 5

 

 

  

Instruções iniciais de programação

 

  • Selecione as chaves de 1 a 6 conforme a tabela de aplicação no final deste documento.
  • Mantenha as chaves 7 e 8 para baixo.
  • Pre ajuste o TRIMPOT do MA-HT para posição de 8 hs

 

Instruções de aprendizado e calibração

     

       ATENÇÃO:

  • Durante a fase de aprendizado e calibração não transferir o funcionamento do motor para o GNV antes do produto identificar o combustível líquido.
  • Se o funcionamento do motor for transferido para o GNV antes do produto executar a identificação do combustível liquido então a TRIUM irá recuperar o último tipo de combustível identificado.

 

  • Coloque o fusível do fio vermelho (que foi retirado no início a instalação)
  • Ligue o motor e deixe-o trabalhando no combustível líquido. O LED FLEX deve estar apagado.
    1. O LED FLEX apagado indica que o produto está aguardando o aquecimento do motor. Isto pode durar aproximadamente 3 minutos.
  • Durante esta fase de espera do aquecimento do motor aproveite para conferir o funcionamento de alguns sinais conforme abaixo:

LED VERDE ESQUERDO E O DIREITO

Devem piscar indicando que os pulsos de injeção estão sendo detectados

LED AMARELO (SIMULAÇÃO)

Neste momento este LED pisca de forma aleatória.

LED VERMELHO (SONDA PRÉ)

Deve piscar conforme a correção da mistura Ar/Combustível

·       Aceso – mistura rica

·       Apagado – mistura pobre

LED VERDE do VARIADOR MA-HT

APAGADO

LED FLEX

Este LED deve estar apagado indicando que o produto está no processo de aguardar o aquecimento do motor.

LED BANCO

Este LED se comporta conforme o BANCO selecionado

·       Apagado – BANCO 1

·       Pisca 1 vez – BANCO 1

·       Pisca 2 vezes – BANCO 2

 

  • Aproveite também este momento para fazer a seleção do BANCO conforme a tabela de aplicação.
  • Aguarde o início do processo de determinação do tipo de combustível líquido que é indicado pelo acendimento do LED FLEX na cor VERMELHA.
  • Quando o LED FLEX acender na cor VERMELHA indica que o TRIUM MASTER começou o processo de identificação do combustível líquido.
  • Aguarde a determinação do combustível quando então o LED FLEX mudará para cor VERDE ou cor AMARELO (alaranjado). Isso pode demorar de 40 a 60 segundos.
    1. ÁLCOOL – VERDE
    2. GASOLINA – AMARELO ALARANJADO

ATENÇÃO: Se o combustível liquido não for identificado corretamente verifique todas as ligações e meça a voltagem do sinal do sensor MAP e o tempo de injeção conforme tabela baixo e contate a VERPTRO.

Condição de carga do motor

Voltagem do sinal do sensor MAP

Tempo de injeção medido no pino 1 ou 3 ou 5 ou 7 do conector

Sem carga alguma ligada

 

 

Farol alto ligado

 

 

Ar condicionado ligado no máximo

 

 

Farol alto + ar condicionado ligados

 

 

 

  • Neste momento o combustível liquido foi identificado e memorizado. O motor já pode ser transferido para o GNV para a calibração do mesmo.

 

Ajuste do GNV

 

  • Transfira o funcionamento do motor para o GNV.
  • Ajuste a dosagem do GNV em alta rotação.
  • Em marcha lenta sem nenhuma carga ligada, o LED VERMELHO de mistura deve ficar aceso. Se não estiver ajuste no redutor até o LED VERMELHO acender.
  • Verifique os sinais conforme abaixo:

LED VERDE ESQUERDO E O DIREITO

Devem piscar indicando que os pulsos de injeção continuam sendo detectados.

LED AMARELO (SIMULAÇÃO)

Neste momento este LED acende ou apaga conforme a necessidade de controle do tempo de injeção.

LED VERMELHO (SONDA PRÉ)

Indicam a mistura Ar/Combustível (GNV)

·       Aceso – mistura rica

·       Apagado – mistura pobre

LED VERDE do VARIADOR MA-HT

Depende do ajuste do Variador

LED FLEX

VERDE – ÁLCOOL

AMARELO - GASOLINA

LED BANCO

Este LED se comporta conforme o BANCO selecionado

·       Apagado – BANCO 1

·       Pisca 1 vez – BANCO 1

·       Pisca 2 vezes – BANCO 2

 

Ajuste do variador de avanço MA-HT

  • Ligar o ar condicionado na máxima refrigeração e também o farol alto.
  • Girar lentamente o Trimpot no sentido horário até o LED VERDE do VARIADOR acender.
  • Girar lentamente o Trimpot no sentido contrário até o LED VERDE do VARIADOR apagar.

 

 

 

TABELAS DE APLICAÇÃO / PROGRAMAÇÃO DAS CHAVES 1 a 6 / SELEÇÃO DO BANCO

 

        RELEMBRANDO:

  •   Para alterar o banco deixo motor funcionando no combustível líquido e pressione o botão até o LED AMARELO (montado no fundo do produto) mudar de estado conforme tabela abaixo:

BANCO

Estado do LED AMARELO montado no fundo do módulo

0

APAGADO

1

PISCANDO UMA vez

2

PISCANDO DUAS vezes

 

CITRÖEN / PEUGEOT

Chaves para cima

Banco

C3 1.6 16V / 2009

3

0

Picasso 1.6  16V

3

0

307

3, 4

0

206 1.6  16V

3

0

206 / 1.4

2, 3

0

207 / 1.4 / 2009

2, 3

0

PICASSO 2.0  138CV (ñ FLEX)

 

0

  

FIAT

Chaves para cima

Banco

Fiorino 1.3 (2008 ..)

2 e 5

0

Palio / Siena 1.0

1, 3

0

Palio / Siena 1.4 / Punto 1.4

5

0

Argo / Cronos / TORO / JEEP /

Doblo / Siena /Strada ................   1.8 E.TorQ

4 e 5

0

Palio / Siena / Week 1.8

2

0

Palio 1.3 ... 2005)

2,3,4,5

0

LINEA 1.9

1, 2, 3

0

Idea 1.4 (*)

1, 2 e 3

0

Idea / Siena / Palio  .....     1.6  E.Torq

1, 2 e 4

0

Nova Uno 1.4

2 e 4

0

Uno / Argo / Mobi  ..... 1.0  -  3 cilindros

5

0

Argo / Cronus 1.3 /

2

0

 

FORD

Chaves para cima

Banco

Fiesta 1.0 / 2007 ...

1,2,3 e 4

0

Fiesta / EcoSport 1.6

1,2,3

0

EcoSport  / Focus 2.0

4 e 5

0

EcoSport ......................  1.5 / 3 cilindros

 

 

New Fiesta 1.6 (com sensor MAP)

1 e 2

0

Ranger 2014  2.5  16V

3 e 5

0

Ka ................................ 1.0 / 3 cilindros

1,2,3,4

0

Ka 1.5

3

0

 

      GM

GM

Chaves para cima

Banco

Corsa/Celta/Classic 1.0 VHC e VHC-E

1, 2

0

Corsa / Meriva 1.8

2

0

AGILE

2

0

Corsa / Meriva / Prisma / Montana /2010  1.4

5

0

Astra/Vectra/Zafira       2010 ...

5, 6

0

Astra/Vectra/Zafira 2.0

1, 5

0

S10  2.4

1, 2, 4

0

S10 2015

1, 2 e 3

0

Prisma 1.4 ( Novo )

2

0

Sonic 1.6  16V

3

0

Spin 1.8 / Cobalt 1.8

2

1

Prisma 1.0 ( Novo ) / Onix 1.0

1 e 2

0

     

 

HONDA

Chaves para cima

Banco

CITY / FIT FlexOne 2014/15 ... (Sonda 0 – 1V)

1 e 4

0

 

HYUNDAI

Chaves para cima

Banco

HB-20 1.6

3 e 5

0

Tucson, i30  2.0 16V

2, 3 e 5

0

 JAC

Chaves para cima

Banco

J6 2012 (só gasolina)

3

0

J3 1.4  16V

3

0

 

 

KIA

Chaves para cima

Banco

Soul 1.6 /  Cerato 1.6 16V

1

0

 Picanto 3 cil

3,4,5

0

 

 

MITSUBISH

Chaves para cima

Banco

TR4  2.0  16V  09...

3, 4 e 5

0

Triton 4 cil.

3, 4 e 5

0

Triton 6 cil

1, 2 e 4

0

 

 

RENAULT

Chaves para cima

Banco

CLIO /LOGAN /SANDERO 1.0/16V

2, 5 e 6

0

LOGAN/SANDERO/SYMBOL 1.6/8V

3, 5 e 6

0

SANDERO/SYMBOL 1.6/16V

1, 2, 3 e 4

0

LOGAN 1.6 (motor Nissan)

1 e 5

0

MEGANE 1.6 / 16v

4 e 5

0

Logan / Sandero  .....................    3 cil

2 e 5

0

 

 

 

TOYOTA

Chaves para cima

Banco

Etios 1.3

1,4

0

Etios 1.5

3

0

 

 

 

 

VW

Chaves para cima

Banco

Kombi 1.4

1, 3, 4

0

Gol 1.8

2, 4 e 5

0

Polo, Gol, Voyage, Saveiro FOX 1.6

4, 5 e 6

0

Gol 1.0 / Voyage / Fox

Todas p/ baixo

0

Up 1.0 / GOL 1.0  3 cilindros

2 e 5

0

Virtus, Novo Polo, Saveiro 1.6 / 16V

1 e 2

0